CENTRO EDUCACIONAL

ANÁLISES TÉCNICAS

O conceito de investimento em câmbio é simples, uma vez que se percebe que uma moeda é uma mercadoria cujo valor flutua contra outra moeda. Ao comprar (ou vender) uma moeda, os investidores do mercado cambial têm por objetivo obter lucro a partir do movimento da taxa de câmbio. O lado bom do câmbio é que o custo do investimento é muito baixo. Isto significa que as operações podem ser efetuadas em um extremo curto prazo, literalmente em segundos, assim como por um período maior.

O QUE PROCURAR NAS ANÁLISES TÉCNICAS

Encontre a Tendência

Uma das primeiras coisas que você jamais vai ouvir na análise técnica é o seguinte ditado: "a tendência é sua amiga". Encontrar a tendência predominante vai ajudá-lo a tornar-se consciente da direção geral do mercado e lhe trará uma melhor visibilidade, especialmente quando os movimentos de curto prazo tendem a sobrecarregar a imagem. Os gráficos semanais e mensais são os ideais para a identificação de tendências de longo prazo. Depois de ter encontrado a tendência geral, você deve selecionar a tendência da linha de horizonte do período em que você deseja investir. Assim, você pode comprar de modo efetivo nas baixas durante tendências crescentes, e vender nas altas durante tendências decrescentes.

Suporte e Resistência

Os níveis de suporte e resistência são os pontos onde um gráfico passa por pressão recorrente, seja em alta ou em baixa. Um nível de suporte é normalmente o ponto mais baixo em qualquer padrão gráfico (por hora, semanal ou anual), ao passo que um nível de resistência é o ponto alto ou elevado do padrão. Esses pontos são identificados como suporte e resistência ao mostrarem uma tendência ao reaparecimento. É melhor comprar/vender próximo aos níveis de suporte/resistência, que são improváveis de serem rompidos.

Uma vez rompidos estes níveis, eles tendem a se tornar um obstáculo oposto. Dessa forma, em um mercado em alta, um nível de resistência que esteja rompido poderia servir como um suporte para a tendência ascendente. Já em um mercado em queda, uma vez que um nível de suporte esteja quebrado, ele poderia se transformar em uma resistência.

Linhas e Canais

Apesar das linhas de tendência serem simples, elas são consideradas ferramentas úteis para confirmar a direção das tendências do mercado. Uma linha reta ascendente é desenhada ao ligar pelo menos duas baixas sucessivas. Naturalmente, o segundo ponto deve estar mais alto do que o primeiro. A continuação da linha ajuda a determinar o caminho ao longo do qual o mercado se movimentará. Uma tendência de alta é um método concreto de identificação de linhas de suporte e níveis. Por outro lado, as linhas descendentes são formadas ao ligar dois pontos ou mais. A validade de uma linha de investimento é em parte relacionada ao número de pontos ligados. No entanto, vale a pena mencionar que os pontos não devem estar muito juntos. Um canal é definido como o caminho do preço, desenhado por duas linhas paralelas de tendência. As linhas servem como um corredor para o preço, e podem ser ascendentes, descendentes ou em linha reta. Uma propriedade familiar de um canal para um ponto de ligação de uma linha de tendência é ficar entre os dois pontos de ligação da sua linha oposta.

AS TEORIAS BÁSICAS

Gráficos

Há três tipos principais de gráficos utilizados na análise técnica:

Gráfico De Linhas:
O gráfico de linhas é uma representação gráfica do histórico da taxa de câmbio de um par de moedas ao longo do tempo. A linha é construída ligando os preços diários de fechamento.

Gráfico de barras:
O gráfico de barras é uma representação do desempenho do preço de um par de moedas, composto por barras verticais em intervalos de tempo definidos (por exemplo, a cada 30 minutos). Cada barra tem 4 "ganchos", representando a abertura, o encerramento, a alta e a baixa (sigla OCHL em inglês) das taxas de câmbio do intervalo de tempo.

Gráfico Candlestick (Velas):
O gráfico Candlestick é uma variante do gráfico de barras, exceto pelo fato de que o Candlestick representa os preços de OCHL (abertura, encerramento, alta e baixa) em forma de velas, com um “pavio” em cada extremidade. Quando a taxa no momento da abertura é superior à taxa de fechamento, a vela se mostra “preenchida”. Quando a taxa no momento do fechamento é superior à taxa de abertura, a vela se mostra “vazia”.

Níveis de Suporte e Resistência

Um dos usos da análise técnica é o de inferir níveis de “suporte” e “resistência”. A ideia básica é que o mercado tenderá a negociar acima de seus níveis de suporte e abaixo de seus níveis de resistência. Um nível de suporte indica um nível de preço específico que a moeda terá dificuldades ao cruzar para baixo. Se o preço não conseguir se movimentar abaixo deste ponto específico de forma recorrente, aparecerá um padrão de linha reta.

Os níveis de resistência, por outro lado, indicam um nível de preço específico, dificultando a moeda de cruzar para cima. Se o preço não conseguir se mover acima deste ponto de forma recorrente, isso produzirá um padrão de linha reta.

Se um nível de suporte ou resistência estiver rompido, espera-se que o mercado siga nesta direção. Estes níveis são determinados através da análise do gráfico e pela avaliação de onde o mercado encontrou suporte ou resistência ininterruptos no passado.

Médias Móveis

As médias móveis fornecem uma outra ferramenta para o acompanhamento das tendências de preços. Uma média móvel, é, simplesmente, uma média de preços que se move ao longo do tempo. A média móvel de 10 dias é calculada somando-se os preços de fechamento dos últimos 10 dias e, em seguida, dividindo-os por 10. No dia seguinte, o preço mais antigo é descartado e preço de fechamento do novo dia é adicionado ao invés. A partir daí, esses 10 preços são divididos por 10. Desta forma, a média se “move” todos os dias.

As médias móveis fornecem uma abordagem mais mecânica de entrada ou saída do mercado. Para ajudar a identificar os pontos de entrada e saída, as médias móveis são frequentemente sobrepostas nos gráficos de barras. Quando o mercado fecha acima da média móvel, ele é geralmente interpretado como um sinal de compra. Da mesma forma, considera-se um sinal de venda quando o mercado fecha abaixo da média móvel. Na verdade, alguns investidores preferem ver a linha de média móvel mudar de direção antes de aceitá-la como um sinal de compra ou venda.

A sensibilidade de uma linha de média móvel e o número de sinais de compra e venda produzidos estão diretamente correlacionados com o período escolhido da média móvel. Uma média móvel de 5 dias será mais sensível e irá requerer mais sinais de compra e venda do que uma média móvel de 20 dias. Se a média for sensível demais, os investidores poderão encontrar-se pulando dentro e fora do mercado com bastante frequência. Por outro lado, se a média móvel não for sensível o suficiente, os investidores arriscarão perder oportunidades ao identificarem tarde demais os sinais de compra e venda.

As médias móveis podem ser ferramentas extremamente úteis para o investidor técnico.

Linha de Tendência

Uma linha de tendência ajuda a identificar a tendência, bem como potenciais áreas de suporte e resistência. Uma linha de tendência é uma linha reta que conecta pelo menos dois topos ou fundos, considerados importantes na ação do preço de um investimento básico. Nenhuma outra ação de preço deve romper a linha de tendência entre os dois pontos. Desta forma, uma linha de tendência marca uma área de suporte ou de resistência, onde o preço sofreu uma virada (topos e fundos) e não foi violado. Quanto maior o período de uma linha de tendência, mais válida ela se torna, especialmente se o preço tocou na linha várias vezes sem penetração.

A penetração de uma linha de tendência de longo prazo pode ser uma indicação de que uma reversão da tendência está prestes a ocorrer. No entanto, não há garantia de que isso acontecerá. Tal como ocorre com todos os indicadores de uma inversão da tendência dos preços, não existe um método comprovado que predetermine a direção dos preços futuros.

Fundos Duplos (Triplos) e Topos Duplos (Triplos)

Uma formação de fundo duplo ou triplo também fornece um bom nível para uma ordem de negociação de venda técnica, conhecida como “sell-stop”. Tal ordem de venda, seria normalmente posicionada um pouco abaixo da linha contendo as baixas anteriores. Do mesmo modo, uma formação dupla ou tripla do topo oferece um bom nível para uma ordem de compra técnica, ficando apenas um pouco acima das altas anteriores.

Retrações

Quando um mercado se movimenta rapidamente em uma determinada direção, ele pode, às vezes, se retrair, já que os investidores do mercado retiram seus lucros. A esse fenômeno damos o nome de retração. A retração, muitas vezes, apresenta uma boa oportunidade para reentrada no mercado, com níveis mais atrativos, antes que a tendência básica seja retomada.

Uma forma comum de medir retrações é a partir do uso das razões Fibonacci.

Sobre
Plataformas
Tipos de Conta
Notícias do Mercado e Análises
Centro Educacional
Parceiros e Afiliados